Durante o mês
de novembro, aconteceu em diversos estados brasileiros, a SEMANA GLOBAL DO
EMPRRENDEDORISMO. Desde o ano 2000, muito se fala em EMPREENDEDORISMO no Brasil.
O número de empreendedores brasileiros praticamente triplicou nos últimos 10
anos. E esse é um importante fenômeno para a nossa economia. Mas você sabe o
qual o significado da palavra EMPREENDEDORISMO? Qual o perfil do EMPREENDEDOR
BRASILEIRO?
“Empreendedorismo
é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço
necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes
e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.”
(Robert D. Hisrich, em seu livro “Empreendedorismo”)
Para ser um EMPREENDEDOR, não importa se você
é jovem ou se tem mais idade, se é do sexo masculino ou feminino. Um empreendedor, precisa, principalmente, ter
espírito inovador, uma idéia boa na cabeça, ser versátil, vontade e coragem de colocá-la
em prática e muita competência para firmar o seu negócio no mercado. É bom
saber: Auto estima baixa, pessimismo, insegurança, medo, nada disso combina com
o perfil de um bom empreendedor.
Hoje em dia,
encontramos uma grande parcela da população brasileira de pessoas empreendedoras.
Infelizmente, muitas dessas empresas acabam fechando suas portas com menos de 5
anos de funcionamento. E também muitos empreendedores brasileiros ainda vivem
na informalidade. Na prática, abrir um negócio e ele sobreviver ao mercado
inclui muito mais que ter uma boa idéia.
O brasileiro, em geral, é bastante otimista
quando o assunto é empreender. O país possui uma das maiores taxas do mundo
referentes ao percentual de indivíduos que preferem ter o seu negócio a ser
empregado no mercado de trabalho. Os empreendedores brasileiros vêm de todos os
backgrounds possíveis, mas a maioria de empreendedores é formada por homens,
mais velhos, e com mais experiência no que fazem em relação à média da
população brasileira. Empreendedores em geral ganham acima da média nacional,
mesmo que tenham um menor nível de educação. Muitas pessoas vêem no ato de
abrir o seu próprio negócio, a solução para melhorar sua condição de vida.
No Brasil,
existem aproximadamente 2,9 milhões de empresas que possuem Cadastro Nacional
de Pessoas Jurídicas (CNPJ), ou seja, estão formalizadas. A maior concentração
delas está na região sudeste do nosso país. As microempresas, que empregam de 1
a 9 funcionários, são a maioria delas, totalizando (82,5%) das empresas
registradas. O restante se divide entre empreendimentos de pequeno porte – EPP
(14,7%), que possuem de 10 a 49 funcionários, e médio porte (2,8%), que
empregam de 50 a 249 funcionários. Entre esses 2,9 milhões de empresas,
encontramos diversos segmentos, desde prestação de serviços, comércios,
indústrias. Estas empresas juntas empregam mais de 3,0 milhões de brasileiros.
E administrando esses 2,9 milhões de empresas, encontramos também diferentes
tipos de empreendedores. Estima-se que mais de 13 milhões de brasileiros ainda
são “empreendedores informais”, ou seja, não possuem cadastro de pessoa
jurídica.
Outro dado
curioso do perfil empreendedor do brasileiro, é que, independente da situação
cadastral do negócio, um percentual significativo dos empreendedores não
recebeu qualquer tipo de auxílio na abertura de seu empreendimento. Quando
auxiliados, empréstimos informais, como a ajuda de amigos e familiares ou até
mesmo economias, venda de algum Bem de Consumo, essas foram as principais fonte
do capital.
Muitas pessoas
começam seu próprio negócio por ter enxergado uma oportunidade, por sonhar com
sua independência, por considerar uma realização pessoal, ou até mesmo por
necessidade.
Para ser
empreendedor, é preciso colocar a “mão na massa”, é preciso dedicação,
seriedade, compromisso. É preciso inovar sempre, é preciso atenção ao mercado,
é preciso atenção às normas tributárias e trabalhistas É preciso conhecer, é
preciso se atualizar. Sim, é preciso aprender sempre - e educar também. Um
empreendedor sabe que pessoas são a preciosa engrenagem de um negócio próspero.
E muitas vezes isso não é possível sozinho. É preciso estar bem preparado para
mudanças e desafios.
Então, você e
sua empresa estão preparados?
Luciana Rovigatti
(Webdesigner e Marketing)
A PROSPER
convida você para conhecer um pouco mais sobre a nossa Consultoria de Empresas –
a Consultoria de Negócios.
Entre em
contato com a gente.
Email: prosper@prosper.adm.br
VISITE O NOSSO
SITE: www.prosper.adm.br
FONE: (55 0XX 21) 2742 4335; 9611
7211; 7637 650
Nenhum comentário:
Postar um comentário