terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O Rei e O Mar

LIDERANÇA e DELEGAÇÃO


Conta uma história que certo rei, de um país distante, julgava-se muito poderoso. Este rei acreditava que seu poder era tão grande que ele tinha não só controle sobre seus súditos, como também podia controlar as forças da natureza.
Então, um belo dia, reuniu suas pessoas de confiança e foi para o litoral.  Chegando lá, começou a se sentir incomodado com o barulho das ondas batendo na areia sem parar.
Chamou seus soldados e ordenou que eles parassem aquelas ondas que estavam criando problemas, pois ninguém conseguia dormir.
Embora fossem oficiais corajosos e obedientes, corriam de um lado para o outro, sem sucesso e, por mais que tentassem, não conseguiram atender a vontade do rei.
Aí o rei, que não era bobo nem nada, mandou chamar um estudioso que vivia naquela região para explicar o que estava faltando para ele conseguir realizar seu desejo.
Então, o estudioso disse ao rei o seguinte: - “sob o seu comando, é possível até conseguir que as ondas parem de quebrar na areia. Mas, antes, é preciso desenvolver uma estratégia para segurar as águas. Mostrar e ensinar o que fazer e, principalmente, conseguir que o grupo compartilhe a sua crença, e acredite que pode.
É preciso que eles tenham a certeza de que o sucesso de um será o sucesso de todos; conseguindo, assim, o apoio interessado de todos que fazem parte da sua equipe. Assim, sua majestade será mais que um rei, será um líder; e isto é algo que pode ser cultivado.”
Muitas vezes o mesmo acontece conosco, como gestores, quando acreditamos que basta uma ordem para que a tarefa seja cumprida. Delegação requer orientação, acompanhamento e confiança no sucesso.

Inês Furtado para o Blog-se com a Prosper
Telefones: 21 3097 5680 / 21 96605 3584 / 21 996117211
E-mail: prosper@prosper.adm.br
Site: www.prosper.adm.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário